Raros foram os dramas humanos que, tal como aquele protagonizado pela Ordem do Templo, suscitaram paixões tão díspares, contraditórias e persistentes. O que dada a circunstância de, em Portugal, os Templários terem durado mais quinhentos anos do que no resto do mundo, deveria ter compelido a retirarem-se as adequadas ilações.
Mas não! As elucubrações fantasiosas e infundadas dos vendilhões do Templo continuam a campear, sem a menor réstia de bom senso, dispensando o afã e o estudo meticuloso que o tema merece e exige. Neste curso é proposta uma aproximação integrada e orgânica ao Projecto Templário, embasada num corpo de informação essencial, inédita ou nunca antes sistematizada em Portugal:
|
|
 |
1ª Sessão: O Templarismo – tema armadilhado Inquirição propedêutica: predisposição vs. curiosidade intelectual História e Consciência: exegese e questões de método. Sugestões de leitura: do básico ao pesquisador que deseja saber mais e deste ao leitor comprometido. 2ª Sessão: Fontes normativas e práxis do Templarismo – abordagem em contexto A Regra Primitiva e os Estatutos da Ordem do Templo A 9ª Província Templária: o eixo Tomar-Castelo Branco Diplomas fundacionais da Ordem Templária de Portugal (Ordem de Cristo). 3ª Sessão: Acção e Contemplação na Espiritualidade Templária Tradição, Ortodoxia, Heterodoxia. Os cerimoniais de Armação do Cavaleiro. A Cavalaria Espiritual - Gnose e Iniciação. 4ª Sessão: Arte Sacra e Arte Religiosa Templária A Letra e o Espírito: hermenêutica e noese – símbolo e significado Poéticas translatas da Imagem simbólica: anagogia, tropologia, alegoria, etc. Casos de Estudo: Geografia Sagrada (urbanismo), Geomancia (arquitectura) e Pitagorismo (artes plásticas)
|
|