Como nasceu Portugal? Qual o papel dos Templários na fundação do Reino? Como se consolidou o território nacional? Qual foi o sonho profético que anunciou o Mestre de Aviz? O que foi verdadeiramente a primeira fase da expansão marítima Portuguesa? Qual o papel da Ordem de Cristo? O que era o Reino do Prestes João? Para que serviu Alcácer Quibir? Qual o mistério dos Reis sem coroa? Como se desenrolou o interregno que até hoje perdura? Há ou não uma causa máxima para a existência de Portugal?
Qual é afinal a Teleologia (“estudo da causa máxima”) da história providencial de Portugal?
Qual é afinal a Alma de Portugal?
Estas são algumas das questões debatidas ao longo de quatro partes, onde se fará uma viagem por todo o curso da história de Portugal, desde a fundação até ao fim da Monarquia.
Primeira Parte: O Baptismo da TERRA
No início era apenas a aspiração. A Saudade. A conquista e consolidação do território. Num processo contínuo de afirmação, apenas a terra importava. Foi no local da Luz, na Lux Citânia, que nasceu o Reino de Portugal.
|
Segunda Parte: O Baptismo da ÁGUA
Conquistada a Terra, avançou-se para o Mar. Abriu-se o horizonte e deu-se ao mundo um Novo Mundo. A terra fez-se globo e o mundo rodou. O oriente ligou-se ao ocidente. A Luz fez o seu percurso. Eis o Império de Portugal.
|
Terceira Parte: O Baptismo do AR
E eis que, de repente, tudo se esfumou. Numa manhã quente de Agosto, em terras de Africa, desaparece o Desejado. Fica o Império órfão, mas nasce a aspiração. A eterna Saudade. Portugal em suspenso a aguardar o regresso do Encoberto. Numa manhã de névoa ou nevoeiro. Apenas o Ar restou.
|
Quarta Parte: O Baptismo do FOGO
O que esperar no fim do interregno? Que mistério é esse que aguardamos?
De que tradição messiânica se faz este Fado do Encoberto que é Portugal?
Quando chega afinal o Quinto Império, imerso no Fogo do Espírito Santo?
|
|
Na subscrição deste ciclo de palestras, terá acesso à gravação de 4 sessões, num total aproximado de 11 horas, que poderá rever sempre que desejar. NOTA: Com a subscrição, ser-lhe-á criada uma conta de acesso ao sítio de SAUDADE Associação ou, se já tem conta, garantido o acesso a estes conteúdos.
|
IBAN: PT50 0033 0000 4558 5117 0210 5
Enviar o comprovativo do donativo para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. indicando, como referência, o telemóvel associado. Após a recepção do comprovativo do donativo, receberá um email com as credenciais da conta para acesso ao sítio de SAUDADE Associação ou, se já tem conta, a confirmação do acesso a estes conteúdos.
|